segunda-feira, 16 de junho de 2014

Batalha I - UK

Depois de explicar como é o processo, então vou contar como foi o meu....primeiro!

Primeiramente não queria ir ( oO pasmem), mas era porque eu queria formar logo, arrumar um emprego bom logo, ficar rica logo e ai sim viajar para o exterior. Um plano quase impossível de acontecer rápido, não é? Então vi minha turma do diurno (comecei o meu curso no diurno e mudei pro noturno, longa história..) toda indo junto para Europa (a maioria, pois alguns foram pra América do Norte) e eu fiquei na vontade, queria viajar junto, tirar fotos legais com a galera na Eurotrip!! Então comecei a pensar no assunto mais seriamente...

Resolvi ir! Ebaaaa! Mas já era tarde demais para ir junto com o pessoal :( . Ok, poderíamos ficar 6 meses juntos... então, sem problemas. Parti para a inscrição e surpresinha: agora o ENEM é obrigatório! Porque, porque, porque??? Eu não tinha ENEM, pois meu vestibular foi o último da UFMG a não utilizar o ENEM, e eu não fiz (pra poder passar o fim de semana estudando... #nerdfeelings), mas ia tentar inscrever mesmo assim e por via das dúvidas me inscrevi no ENEM! #challengeaccepted 

Eis a saga!

Do passo-a-passo:

-Etapa 0: o objetivo principal é aprender o inglês por definitivo, assim escolhi ir para um país de língua inglesa (porque também é o único que tenho além do português, nem o espanhol enrolo!), marquei o teste de proficiência, o IELTS, para 16/06/2013 (com antecedência, certinho), escolhi UK (porque lá é top, com as faculdades tops, o inglês é a língua oficial e todo mundo quer ir para lá - deve ser bom, neh?)

Próximo de junho mudei minha data do teste porque não me sentia preparada, na verdade não tinha estudado nada mesmo e estava morrendo de medo de perder dinheiro atoa. Remarquei para o dia 18/07 e acabei ganhando um livro para estudar (uhuuull \o/) e me inscrevi num curso da cultura inglesa direcionado para o teste.

-Etapa 1: inscrevi no edital (aberto de 07 de junho a 19 de julho/2013) 
 e inscrevi na UFMG (aberto de 05 a 19 de julho/2013, na plataforma do minhaUFMG). 

-Etapa 2: fui homologada pela UFMG (divulgado no site do DRI, edital 5/2013), mas o CNPq não me homologou porque eu não tinha o bendito ENEM. 

-Etapa 3: fail
-Etapa 4: fail
-Etapa 5: fail

Descobri bem depois que algumas pessoas entraram com um Mandato de Segurança, que segundo a lei (o wikipedia) é "Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça". Isso porque a regra da obrigatoriedade do ENEM no CsF não existia nos editais passados, era apenas um critério de desempate, e de um dia para o outro, o governo muda as regras e os alunos não são avisados em tempo hábil para se adequarem.

UK no mundo - maps




Links:









~~ Não se muda as regras no meio do jogo! #ficaadica