terça-feira, 17 de junho de 2014

Batalha II - Suécia - parte 1

Depois da primeira tentativa de fazer intercâmbio no CsF, em junho, o jeito era tentar de novo... já em outubro.

Do passo-a-passo:

-Etapa 0: mantendo o objetivo principal, aprender o inglês por definitivo, e como o resultado do IELTS (feito em 18 de julho/2013) em mãos faltava fazer o ENEM (que eu fui inscrever na última hora do último dia 27 de maio/2013) e decidir o país de língua inglesa. 

No dia 26 e 27 de outubro/2013 fui fazer essa bendita prova do ENEM, tinha que tirar o mínimo de 600 pontos, o que não era difícil (pra quem passou o ano estudando e lembrava das matérias). Fui fazer a prova na cara e na coragem, sem estudar nada e depois de 4 anos (o meu vestibular para entrar na universidade foi em 2009 e não fiz o ENEM, por isso tive que fazer quase formando, que loucura) sem ver nada de geografia, história e biologia! #challengeaccepted já que não tinha como escapar! Estava morrendo de ansiedade, pois minha irmã também estava fazendo a prova (pra entrar na universidade), tinha feito cursinho o ano todo e eu não podia perder pra ela já que eu estava na faculdade! Hahahha competição interna a parte, ela me deu umas dicas sobre a redação e fui ver o que acontecia... após cada dia de prova olhava os gabaritos não-oficiais divulgados pelos cursinhos, a ansiedade era muita! E alguns dias depois saiu o gabarito oficial... num tava ruim, mas também num tava excelente, fui mais ou menos... precisava da nota! A espera permaneceu até dia 03 de janeiro/2014. Presente de grego ou não pra minha irmã, que fazia aniversário no dia 06? Ela não podia responder ainda, porque precisava do dia das inscrição para ver como as outras pessoas foram, mas eu fiquei feliz! Meus 687,22 (em 1000) não me fariam passar no meu curso (vi isso depois), mas foi o suficiente para meu intercâmbio! Uhuuull!

Todos os critérios principais preenchidos, agora a escolha do país... UK novamente? Comecei a analisar os pontos a favor e contra... o que pesava mais é que com minha nota teria que fazer o curso de inglês, ou seja, teria que ficar mais pelo menos 3 meses lá... o que não era tão ruim de fato, mas poderia atrasar minha formatura (e pra quem não queria nem ir por conta disso, quanto mais atrapalhar neh? Nem pensar!)... então abandonei UK. 

Deste modo vi que um dos pontos mais importantes era que minha nota fosse suficiente, assim olhei edital por edital e separei aqueles que poderia ir, considerando a nota de overall (média) e daqueles que tinham, a nota mínima em cada banda (writting, reading, speaking, listening). Repara só no nome do arquivo... esse inicia a série "ToChoose" .


Escolhendo o país para o CsF
               O meu resultado do IELTS:
                   
Listening 6,0
Reading 7,0
Writing 5,5
Speaking 5,0
Overall 6,0




Assim, poderia ir para Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Holanda, Irlanda, Japão, Noruega e Suécia direto, e também Nova Zelândia e UK se eu fizesse o curso. Dos primeiros fiquei em dúvida entre Austrália, Holanda, Noruega e Suécia... devagar fui decidindo, bem devagar. Parti na missão de conhecer cada um desses países, ver o que tinham e o que me agradava. Fiz outra listinha "ToChoose" com esses 4 países e as faculdades principais, clima, cultura e tudo mais que chamava minha atenção. Conversei com uns amigos e até com o coordenador do meu curso, toda informação (e opinião) era válida! Também mandei vários emails para as faculdades relacionadas desses países para confirmar essa nota de proficiência, pois precisava ter certeza que não iria ser reprovada por isso.

Por fim, fiquei entre Austrália e Suécia, quase opostos... calor e frio! Dentre outros motivos (Eurotrip), a Europa me ganhou e tcharan... Suécia!

-Etapa 1: inscrevi no edital (aberto de 15 de outubro a 06 de dezembro/2013, na chamada número 160/2013) e inscrevi na UFMG (aberto de 18 a 29 de novembro/2013, na plataforma do minhaUFMG).

-Etapa 2: fui homologada pela UFMG (divulgado no site do DRI, edital 009/2013 no dia 09 de dezembro/2013) e desta vez a CAPES (diferendo de UK que era o CNPq) me homologou também no dia 17 de janeiro/2014 (uhuull \o/). 

No dia 14/01 recibi um email da CAPES sobre o Linha Direta, onde eu tinha um técnico responsável por receber minas dúvidas. Apesar de interessante a ideia, ele não é muito competente, então não serve praticamente de nada esse canal.

No dia 23/01 recebi um email do Bengt (do UHR) sobre as instruções para se inscrever em uma faculdade sueca, apllication instruction, as datas importantes e o site com tudo sobre estudar na suécia.

-Etapa 3: como eu já tinha entrado em contato com as universidade, e poucas da Suécia aceitam um overall de 6 (a maioria era 6,5), foi fácil decidir quais as universidades que eu queria/poderia ir. No caso da Suécia, eu tinha que escolher entre pacotes de mestrado (num é pouca coisa não heim, olha que chic...), porque as disciplinas de graduação só são ministradas em sueco (ai não!) e nós vamos estudar em inglês. O responsável pela interlocução entre estudantes e universidades associadas ao UHR (Swedish Council for Higher Education) é o University Admissions. 

Esse fato de escolher entre pacotes possibilitava que escolhêssemos 2 opções da mesma faculdade, mas não foi meu caso. Escolhi 4 pacotes relacionados a Automação (estou correndo de Controle!), de 4 universidades diferentes, mas e a ordem de preferência? Ahh, isso sim foi difícil...e lá vem mais um arquivo "ToChoose", com as disciplinas de cada uma e as características de cada cidade. A data de inscrição era de 12 a 24 de fevereiro/2014, mas apenas no acréscimo do 2º tempo que decidi a ordem das faculdades. Na última hora para enviar para a lista, mudei tantas vezes que acho que todas as 4 ficaram por alguns minutos como minha primeira opção. No final das contas a praia pesou, o site da faculdade me ganhou e a promessa de inovação me encantou, Halmstad University I choose you! =D

Feita a inscrição até o dia 25 de fevereiro/2014 deveríamos mandar os documentos histórico original, histórico traduzido, teste de proficiência e documentos pessoais (RG, CPF).


Suécia no mundo - maps

Links:





~~ Let's go to the beach, each
Let's go get away
They say, what they gonna say?
[Starships Nicki Minaj]

Nenhum comentário: