quarta-feira, 18 de junho de 2014

Batalha II - Suécia - parte 2

Continuando a saga porque ela é longa... seguem as etapas 4 e ainda não pronta 5

-Etapa 4: nem uma semana depois, no dia 28 de fevereiro/2014, Halmstad University, HH para os íntimos, me da o selo qualifed de ingresso na Suécia! Uhull só faltava o documento oficial agora!

qualified no universityadmissions.se

carta de aceite era um documento obtido nesse próprio site da Universy Admissions, disponibilizado no dia 18 de março/2014, quando todas as faculdades já tinham analisados os alunos. HH foi a primeira, top!

Em seguida os responsáveis começaram a enviar emails:
  • no dia 01/03, do Stig Perttu,  falando que era pra voar para Copenhague (capital da Dinamarca) em vez de Estocolmo (capital da Suécia) que ficava mais perto pra gente. 
  • no dia 19/03, foi o Bengt Levinsson, do UHR, dando as próximas instruções, sobre o resident permit. 
  • no dia 26/03, HH, pela Mirella Radak, falando sobre o VISA, o Student Union (accomodation and pick up), e mandou a data que eu devo estar lá na universidade ... no dia 26/08!! 
  • no dia 28/03, o Bengt manda outro email falando sobre a carta de aceite e explicando o que era necessário para obter o resisdent permit. 
  • no dia 09/04, Gry Gater fala sobre o Insurance Certificate.
  • no dia 16/04Emma Norkäck, do Student Union, sobre a acomodação, no Andersbergsringen (nome difícil heeim) e o pick-up service.

cartão BB Americas, foi uma complicação só! A muito tempo atrás a gente tinha confirmado os dados, mas não sei porque não "foi enviada" essa confirmação. Depois de muito esperar pra receber o bendito cartão, alguém viu que não estava confirmado no site e confirmou de novo, ai apareceu uma "data e horário de confirmação" parecendo que desta vez estava certo, então todo mundo confirmou de novo no dia 19 de março/2014. Como fiquei morrendo de medo que o correio batesse aqui e não tivesse ninguém (nunca tem) resolvi colocar o enderço do meu vizinho! Hahahah Quase deu errado isso, mas deu certo... no dia 31 de março/2014 ele chegou! =D Como todo mundo fez, liguei no skype, foi no dia 21 de abril/2014, como se tivesse nos EUA pra sair de graça e desbloqueei o cartão, fácil fácil porque tinha a opção de ouvir a gravação em português.

passaporte eu tirei antes da Batalha I, então estou tranquila quanto a isso.

Os documentos da UFMG, depois de uma foto desesperadora descobri que tinha que mandar um email para o DRI pedido o formulário de afastamento e o plano de estudos e também, que tinha que pegar a declaração de que estava no intercâmbio.

As passagens eu demorei séculos para olhar, tentei a tática de obter o máximo de cotações (das agências de viagens para estudantes) possível, mas acabou sobressaindo a boa e velha indicação. O pessoal mais viajado do edital tinha comentado da STB e da CI e então fui cotar os preços com eles. Além das agências também pesquisei bastante em sites de busca de passagens como o skyscanner e diretamente nos sites das companhias aéreas. Por fim, o skyscanner me deu uma noção, mas acabei fechando com a STB (a CI demorou muito a responder e ainda estava mais caro! :o ai nem olhei mais para eles...).

O meu maior problema, na verdade, eram as datas...acontece que eu queria aproveitar meus 20 dias permitidos antes das aulas, pois não teria os 30 dias no fim do intercâmbio (tenho que comparecer na minha festa de formatura mesmo sem estar formando, ora pois), BUT não tinha a acomodação na Suécia certa (ainda não tenho) e não sabia o que fazer com a mala, se eu iria viajar mesmo ou não e quantas dúvidas a mais puderem imaginar. Então conversando com meus amigos em intercâmbio achei um alternativa optima que acabou sendo minha decisão final:



Ida:Volta:
TrajetoBH     -LIS    -CPHCPH   -LIS    -BH
Datas06/ago07/ago11/ago

Ou seja, ficarei 4 dias em Portugal para conhecer melhor esses nossos descobridores... chegando na Dinamarca pegarei um trem para a minha cidade na Suécia, deixo as malas e vou visitar mais algum (ns) país(es) da Europa. Próximas viagens estão em aberto como a data da minha volta, que tá provisória para algum mês de 2015, mas que eu vou mudar depois (sem taxa de remarcação \o/).

Como nem tudo são flores, ou viagens, vamos às complicações... e ela se chama: accommodation. A carta de aceite oficial que era pra sair dia 26 de maio/2014 só foi sair no dia 02 de junho e isso gerou um caos total. Receber essa carta significava que a CAPES tinha pagado uma taxa para a minha futura faculdade (não lembro se é só de inscrição ou se é o valor total dos estudos...whatever é free para mim) e assim ela poderia me mandar as próximas instruções. Uma dessas instruções seria o registro para o pedido de um teto (apesar das estrelas e auroras, um teto é ótimo!), da acomodação, do meu futuro cafofo... pois bem, a CAPES demorou a pagar, demorou a mandar a carta, HH (Halmstad University) esqueceu de mim e eu não recebi um tal código de ativação para fazer o cadastro das minhas preferências de casa. Ah e eu tinha até o dia 05 de junho de limite para fazer esse registro. Mas era uma semana MUITO complicada na faculdade e o intercâmbio veio complicar tudo...e como rege a Lei de Murph: "se pode dar errado, vai dar errado". Não recebi o código até o dia 04, passei o dia por conta disso...escolhendo a minha ordem de preferência, tentando obter o código, mandando emails...só faltou ligar pra Suécia! E na quinta 7:30 eu teria a prova do século...claro que estudei muito, tava super calma e preparada com essa bomba explodindo. No quase-fim-das-contas, desisti do intercâmbio, fui estudar, virei a noite, fiz a prova, achei que fui mas fui mal, dormi 2h, fiz outra prova e nada do código, desisti da vida.. Calma, quase isso, mas resolvi esperar. No sábado desisti e mandei email gigante e dramático para outro responsável, que falou que ia tentar resolver... e conseguiu! Viva eu! Na segunda, a mulher incompetente que não tinha me mandado o código mandou e eu regularizei minha situação.

Sobre as decisões do accommodation (lembrando que os preços são em Coroas Suecas - SEK):

OPTIONS BY PRICE
andersberg (AN) SEK
qto - 100sek net,apto comum FI shared        2125
single large 3120 FI single        2685 - 2915
single small 2865 HE shared 3p 2760
KR shared 2p     2950
fiskaregatan (FI) AN single small  2965
flat - internet HE shared 2p     3075
single 2685 - 2915 AN single large  3220
shared 2125 KR single  4005
hertig knut (HE) FINAL
apto - internet, beliche, apto comum
shared 2p - 3075 FI single       
shared 3p - 2760 FI shared       
AN single small 
krusbaret (KR) AN single large 
qto - no internet 299-499, boys, cada andar  HE shared 2p    
           4 unid, cada unid 8-10 qto para 1 cozinha KR shared 2p    
single - 3705 HE shared 3p
shared 2p - 2650 KR single 

... e por enquanto é só! Depois atualizo isso aqui com as novidades.

UPDATE:

-Etapa 5: arrumei mala um milhão de vezes, coloquei tudo que tinha, não coube, tirei, coloquei, lembrei de coisas que estavam faltando, tirei, coloquei... uma loucura! Mas no fim vim com uma mala grande de rodinhas de 30Kg e uma mala de mão de 15Kg (na tentativa de trazer menos coisas). Mas já aviso: não façam isso!!!!!! Tragam 2 malas de rodinhas mesmo que é melhor (depois um post só disso).

A despedida foi bem boa, um último churrasco decente, com os amigos que se preocupam em comparecer, com a família e as músiquinhas de "está chegando a hora" (essa parte foi cruel, não aguentei segurar o choro). Resumindo: muitas fotos e boas lembranças, principalmente aquelas do dia do embarque! =)
  

Suécia no mundo - maps


Links:

Nenhum comentário: