sexta-feira, 20 de junho de 2014

Suécia, conhecendo o território

Um post à la wikipédia... um breve comentário sobre as características básicas, os destaques em direção a ser um dos melhores países do mundo, a falta de sol e a existência de neve, o que você acha que sabe da Suécia, o que você não imaginava que 'sabia', os seus momentos fodásticos, a engenharia ser top por lá e o futebol. 

Let's learn!

A Suécia é um país nórdico, localizado na península Escandinávia, faz fronteira com Noruega e Finlândia, está ligada à Dinamarca através da Ponte de Øresund, a maior ponte rodoferroviária da Europa (e é por ela que eu vou chegar). A capital é Estolcomo, a língua oficial é o sueco (mas quase todos falam o inglês fluente) e a moeda é a coroa sueca (SEK).

 


Seus 9,2 milhões de habitantes vivem no 3º maior país da União Europeia, ou seja, baixa densidade populacional... que se concentra mais ao sul, no quentinho pra não virar picolé, no 7º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), 4º no Índice de Democracia, 2º no Índice de Competitividade Global e a 4 horas adiantadas em relação ao Brasil (Suécia=GMT+1, Brasil=GMT-3), isso sem contar os horários de verão. Agora são 5 horas de diferença. Mãe, lembre-se disso!

Quase ninguém sabe o que dizer da Suécia, se souber é que lá é um dos melhores lugares para morar ou sobre os vikins. No primeiro caso é devido ao ranking organizado pela empresa de consultoria Mercer, divulgado em várias notícias como esta aqui, no qual a primeira ocorrência da Suécia é com Estolcomo no 20º lugar, enquanto a melhor do Brasil é em 104º com Brasília. No segundo caso é devido a cultura dos séculos IX e X, tão interessante que leva o nome do blog! Para saber mais sobre ela, de um modo prático, existe a série Vikinks que conta a história desde o princípio, feita pela History Channel, com uma qualidade de enredo e imagem muito boas, guerras, cultura e atores lindos (e atrizes lindas)! Também tem o documentário Scandimania, do Channel 4, que possui 3 capítulos,  primeiro sobre a Suécia, o segundo sobre a Dinamarca e o último sobre a Noruega e tem ele no youtube =) .

Depois de tanta selvageria e guerras, teve-se a última em 1814 contra a Noruega para que esta não se tornasse independente. Depois disso, nem Primeira, nem Segunda Guerra mobilizaram a Suécia que se manteve neutra. A Suécia é membro fundador da ONU, da União Europeia desde 1995, e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDEgrupo dos desenvolvidos (riquinhos) mais três que entraram por cota.

Para a felicidade desta pessoa que vos fala, a Suécia central e meridional tem invernos muito mais quentes do que muitas partes da Rússia, Canadá e norte dos Estados Unidos que estão na mesma latitude \o/. Claro que vou passar frio e sentir falta do onipresente Sol do Brasil, porque se formos bem pro Norte temos o verão cujo dia nunca acaba e o inverno de noites-sem-fim (vou ver neve *-* Let it go  ... mas a regra acaba sendo um dia de 15, 18 horas de sol no verão e um inverno com apenas 6 horas de vitamina D. Enquanto no Brasil você foge do sol no período 10h-16h lá essa é a única oportunidade no inverno :o ! Em termos de record de temperatura, a Suécia apresenta os incríveis -52,6ºC de mínima e 38ºC de máxima.

A Suécia também é uma monarquia constitucional e os nomes importantes são o Monarca Carlos XVI Gustavo e o Primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt. Os suecos tem voz, não quiseram implantar o Euro e mantêm sua moeda. O banco central de lá, o Riksbank, é o mais antigo do mundo datado de 1668 (deve ser por isso que confiam nele apenas neh?!). Antes dele, tem-se o Stockholms Banco que foi o primeiro banco a emitir notas no mundo!! *-* De economia mista voltada às exportações, o setor de engenharia responde por 50% da produção e das exportações, mostrando que minha escolha de país foi certeira!

Volvo, Ericsson, Electrolux, Tetra-Park. Já ouviu esses nomes? Pois é, suecos... é, eu também não sabia! "Segundo o livro, "The Flight of the Creative Class", pelo economista estadunidense, Professor Richard Florida, da Universidade de Toronto, a Suécia é classificada como tendo a melhor da criatividade na Europa para os negócios e está prevista para se tornar um "ímã" de talentos para a maioria dos trabalhadores mais significativos do mundo." (agora copiei mesmo do Wikipédia... mas é tão, tão *-* que não pude evitar. Algum dia nessa vida leio o livro.).

E falando em tecnologia, a Suécia é um dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em termos de percentagem do PIB (não dá pra não amar a Suécia!). E claro, não posso deixar de comentar algo que só podia ser óbvio nessa altura do campeonato, o Prêmio Nobel foi inventado por um sueco! Alfred Nobel, que criou a dinamite deixou em seu testamento um pedido para a criação de uma instituição que reconhecesse pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física e desde 1901 premia grandes personalidades. O pessoal de lá é tão bom, tão criativo, tão inventor que apenas outros dez países detêm mais patentes do que a Suécia.

E não pára o nível de genialidade dos suecos, pois propuseram um banimento do uso de energia fóssil até 2025 (será que vão conseguir?) e estão investindo pesado em energia renovável e eficiência energética. Foi o segundo país do mundo a introduzir a verificação de ensino (1992) e trata escolas públicas e privadas igualmente. Da música, destaque para o ABBA e para as bandas de metal que eu não conheço nada. No futebol o nível cai um pouco no coletivo, o máximo que conseguiram foi um vice na Copa do Mundo (tanto feminina quanto masculina), mas são times que dá gosto de se ver!! E existe um mito, Zlatan Ibrahimovic !!! (a última foto é brinde pras apreciadoras de um belo futebol.)



 


Em clima de Copa do Mundo, acabarei por aqui com essas imagens e aquele sentimento de que a Suécia podia ter se classificado. Portugal não deixou, CR7 3 x 2 Ibra na repescagem classificatória e respondendo a frase do atacante frustrado "Copa sem mim não vale a pena ser vista": a Copa está muito boa! Tanto que ele veio conferir!


~~ Aprender um pouco mais nunca é demais.


Nenhum comentário: