quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Suécia - dia 1

Como demorei pra postar, acabo de completar uma semana aqui (ignorando a semana que viajei e juntando tudo). Vim deixar minhas malas e fiquei do dia 12 a 14, ou seja, 2 dias. Viajei pra Finlândia/Rússia e voltei dia 20 e cá estamos no dia 25, ou seja, 5 dias. 

A primeira estada foi praticamente inútil no quesito grandes novidades e coisas a se contar, mas tem algumas coisinhas legais... vamos lá.


Problema 1: malas do apartamento em Copenhague até o trem. A saída de Copenhague foi um caos, as malas não ajudavam, o Plácido e eu quase morrendo pra carregar elas, a Sayuri me ajudando também. Chegamos e fomos comprar o ticket do trem, o Plácido me ajudou, porque ele já sabia e ele foi me deixar no lugar certo que a única coisa que eu tinha que fazer era entrar no trem. Mas ficamos confusos, fomos pro lado errado, o trem do horário que eu queria foi cancelado e então eu tive que ficar lá um tempão e tinha também que tentar confirmar se era aquele lado mesmo. Estava morrendo de medo de pegar errado, ir pra um lugar qualquer e o Plácido também ficou com medo por mim, porque minha cara de "não me deixe" estava no nível máximo. Esperei, esperei e esperei. Estava chegando o horário do trem e eu ainda não tinha confirmado, fui pra perto da TV com os horários (igual de aeroporto) e ouvi uma velhinha perguntando de Halmstad (era muita sorte neh? então fiquei lá ouvindo). A moça que respondeu deu informação diferente daquela que o Plácido havia me dito, então fui conferir no GoogleMaps (*--*) e mostrei pra elas que o trem que a moça estava sugerindo pra velhinha tava errado (e comecei a usar o bendito inglês que até então tava evitando... sorry, I'm shy). Bom, no que comecei custei a parar depois, a velhinha era da Alemanha (tinha cara e paciência de professora) e ficou conversando comigo até o trem chegar. Ela também me ajudou com a mala e com algumas instruções do trem, uma fofa! O trem é tão bom que ele mostra no letreiro (em cada vagão tem 2, pq tem assentos pra ir de frente e de costas pro caminho) qual parada que tá (qual cidade) e ai foi fácil descer, mesmo assim a velhinha me chamou e ainda me ajudou de novo com as malas. Descemos e ai eu falei com ela que podia deixar que eu ia esperar minha carona lá (porque coitada, a mala tava pesada e ela queria me ajudar! não pode, ela era velhinha...eu que tinha que ajudar ela).

O trem de Copenhague para Halmstad custa em torno de 264 SEK que equivalem a aproximadamente 85 reais ou 28 euros (se for pra converter eu tenho que fazer isso pra euro, já que minha bolsa é em euro!). A duração é de 2h24, normalmente tem trem a cada hora aqui e é sempre caminho para outros lugares (normalmente Gothemburg, que é a segunda maior cidade da Suécia). A viagem é super confortável e com a paisagem bem bonita de natureza e as casinhas das cidades no caminho. E tem vários aplicativos pro celular para verificar os horários dos trem e acho que dá até pra comprar, mas na estação tem umas máquinas que dá pra passar o DilmaCard e fica fácil também.

Apps que uso: Rail planner, SJ Min resa, Skånetrafiken (em ordem de referência). 

Percurso do trem
Máquina para comprar a passagem no aeroporto
Horários de CPH para Halmstad


Dentro do trem
Atravessando a Ponte do Øresund 

Problema 2: malas da plataforma até o táxi. Fiquei olhando pras malas por um tempo pensando como eu ia sair da plataforma e ir até a rua pra tentar falar com a Emma (a responsável pelos intercâmbistas, e quem eu iria encontrar pra pegar as chaves do apartamento). Com uma mala de rodinha de 30kg (sem rodinhas nessa altura do campeonato), uma de 15kg de mão e outra de carrinho/costas de uns 8kg eu tentei fazer mágica e elas começaram a sair do lugar. Mas estava tudo muito pesado e muito sem jeito, então vi uns muçulmanos na frente e pensei em pedir ajuda, mas só pensei, eu estava muito sem ânimo, forças e tudo mais pra ir lá... e de repente, a mulher vem e diz "Você quer ajuda? Nós também estamos com muitas malas, sei o que você está passando." Nosss...minha vontade foi de abraçar ela! Dei a combinação mais leve (mala de mão em cima da mala de rodinha leve) e fui arrastando a outra. Quando chegamos até onde o restante da família estava, um deles achou um carrinho (tipo de compras) e estava trazendo até nós, e dalhe outra vontade de abraçar! Colocaram minha mala junto com a deles e me deixaram onde eu queria. PS: até hoje não tirei foto na estação =(

Problema 3: conseguir falar com a Emma. Como o Plácido tinha feito check-list comigo (crédito no skype, SEK (coroas suecas) no DilmaCard e avisado do wifi grátis na estação), eu poderia falar com a Emma: avisar que eu tinha chegado e pedir pra ela ir lá. Liguei e a ligação não completou, liguei e ficou cortando, liguei e falou que o número não existia. Começou um desespero básico, pedi a ajuda da Aline que já estava no avião indo encontrar o boyfriend dela e mesmo assim me ajudou muito, muito e muito. Acabou que quando eu consegui falar com a Emma ela me disse que estava muito ocupada, que não poderia ir lá (só em 1h depois e olhe lá) e perguntou se eu poderia ir lá buscar. Como a interessada era eu, então o jeito era ir. Peguei um táxi que estava parado perto da estação. Obs: táxi chama taxi (eba!) e eles aceitam cartão, mas infelizmente ainda não achei um app pra chamar o táxi mais fácil, parece que sempre tem que ligar (que não é meu forte) e como é caro, então I don't care anymore.

Problema 4: achar o Kåren (Student Union) onde eu iria pegar a chave com a Emma. Como tinha algum email que tinha o endereço, mostrei pro taxista (porque não dá pra falar esses nomes daqui) e ele foi. Ele me deixou na porta, eu fui procurar como entrava e ele foi embora. Quando vi que não tinha campainha, que parecia não ter ninguém por lá e que parecia que estava no lugar errado, um breve ataque de desespero começou a surgir. Não sabia entrar (porque as portas aqui são bem pesadas, então achei que estava fechado) e não tinha quem perguntar por lá. Quando estava olhando pra outro lado, tentando pensar em opções vejo um menino saindo de lá, então voltei e entrei. Mas lá dentro tudo estava fechado também, bati nas portas, subi os andares, tentei achar e nada. Sai e entrei de novo. Vi uma moça na rua, fui nela quase igual um trombadinha... perguntei se ela sabia onde era, porque parecia não ser ali apesar do endereço estar certo, se ela conhecia a Emma e se ela podia me ajudar. A cara de desespero provavelmente definiu a decisão dela, que perguntou se eu tinha o telefone da Emma que ela iria ligar pra mim (outra fofa!). Mas logo quando estava chamando, um cara sai do prédio e ela vai conversar com ele em sueco (óbvio!) e descobre que eu estava na porta dos fundos. Então o cara diz que trabalha lá e vai me ajudar, agradeci a moça e fui com ele. Chegando lá dentro, ele pegou as chaves e meio que disse "pode ir agora", mas eu ia como? Pedi ele pra ligar para um táxi pra mim e ele me passou pra outra moça, ela ligou e pediu o endereço do apto (brigadão Aline, se não fosse você.... essa hora eu ia pirar de novo) e meu nome. Hahahhah ela não entendia meu nome, mas desistiu, imitou o som e falou pra eu esperar que iria chegar em 20min. Não sei se era a ansiedade, a falta do que fazer ou o medo de não chegar o táxi... mas estava demorando bem! Até que de repente, tan-tan-tan... o meu login da UFMG no eduroam conecta! Uhuuulll, me disseram que funciona bem aqui na Europa, mas não sabia que com o email da UFMG eu iria conectar aqui... não sei porque, mas pensei que eu teria que ter o email de HH (Halmstad University). Ai a hora passou e o táxi emfim chegou. Pedi ajuda para colocar as coisas no carro (que era uma van! aquelas de levar crianças para a escola), tentei conferir se era o meu mesmo, mas voltamos ao problema do nome (que estava escrito de um jeito mais estranho e engraçado do que estavam dizendo) e então acreditei que era e fui. Chegamos no prédio (que faz parte de um conjunto, mas não como os de BH, é mais parecido com um condomínio fechado), o cara deixou as malas pra mim na entrada do prédio e eu fui descobrir o elevador. Podem rir m-u-i-t-o agora porque não tem elevador e meu apartamento é no 4º andar!

Vizinhança - vista da janela da sala
Área comum da vizinhança

Bom, primeiras impressões do apto já não eram primeiras porque a Aline tinha feito um vídeo, mas as segundas foram muito boas! O aptamento é de 3 quartos (o que eu já sabia), mas é gigante! Cozinha cheia de armário (com panelas, talheres e vasilhas em geral), tem microondas (*--*) e fogão (que eu tive que perguntar pra Aline como funcionava). O banheiro tem banheira (uau!), mas ainda não conseguimos fechar a saída de água, então está só como chuveiro (meus sais de banho vão ter que esperar) e é bem grande em geral. Depois eu faço uma planta baixa boa (hahahah porque já fiz uma no celular rapidão pra mamis ver como era), mas tem o vídeo que eu fiz (só não tem o quarto da Aline porque ela já tinha fechado)! E não reparem na voz de morta, porque eu tinha acabado de subir com as malas e peguei o resto de energia que tinha pra filmar.


Video: o apartamento.


Bom, depois de chegar e olhar pra tudo, só me restava fazer uma coisa: deitar no sofá, ligar a TV e mexer no computador! Nooh, que saudade eu estava disso! Primeiro momento sedentário até então! Ai depois eu lembrei que tinha que comer e o supermercado aqui do lado, o LIDL, fechava em 1h. Ai acordei pra vida e fui pra rua fazer o estoque pra minha estadia (afinal não iria de novo, eram 2 dias apenas). Eu estava preocupada de não achar as coisas, de não entender, de não saber onde ficava porque eu sempre me perco nos supermercados (incrível!). 

Problema 5: primeira ida ao supermercado na Suécia e sozinha! Olhei no mapa, decorei o caminho (era fácil fácil, mas como meu GPS de fábrica é quebrado, vai saber neh...) e fui, enfrentando o vento congelante desse verão daqui. Cheguei lá na porta e lembrei que tinha que ter levado sacola, mas não ia voltar. Vi também que entrava de um jeito diferente, e para a minha sorte tinha gente entrando e eu não ia ter que adivinhar, era só seguir o fluxo. Por aqui eles diferenciam entrada e saída, normalmente tem um adesivo vermelho na porta que você não deve entrar. É como se a entrada fosse uma pista de mão dupla. Entrei e vi que os carrinhos também são diferentes, rachei de rir internamente e fui dar uma olhada geral e pensar no que eu precisava. Meu alerta dizia que eu precisava de café da manhã, almoço, janta e que precisava ser algo prático. O que resultou em: lasanha congelada, mini pizza congelada, pão de forma (tinha de sal, mas e se fosse ruim?), manteiga, miojo (achei que não tinha aqui, então resolvi provar) e coca-cola (de 2 litros pra durar!). 

Meu carrinho de supermercado
Primeira refeição na Suécia: lasanha congelada

Fatos interessantes: muita coisa (das compras) da pra adivinhar o que é, seja porque metade do nome parece algo que você conhece seja no inglês ou no português ou porque as embalagens são bem parecidas com as do Brasil. Isso aconteceu com a margarina, que estava escrito "margarin". Além da diferença das portas e do carrinho (esse tem a opção de levar puxando igual está na foto, ou no braço.. igual aqueles das Lojas Americanas), o mais legal foi a separação de compras (ainda vou tirar foto de tudo)... porque não precisa colocar suas compras a 1 metro de distância das do colega da frente, é só colocar a plaquinha de separação. E sabe naquela área que você coloca as compras na sacola? Então, o caixa controla um separador, então enquanto você guarda suas compras numa metade daquela área, outra pessoa guarda as dela na outra metade. Genial! Uma coisa ruim foi que nem sempre eles entregam a nota fiscal, e eu estava meio desorientada porque não tinha achado as sacolas, a moça do caixa não me entendia (um muito obrigada à moça que estava atrás de mim e me entendeu) e ai ela não me deu a nota e eu não pedi. :( Então não sei quanto custou cada coisa, só o geral porque tem no extrato do DilmaCard. Ah, e você paga pela sacola, mas pelo menos ela é bem boa!

Por um momento achei que não sabia voltar pra casa, mas voltei! Cozinhei a lasanha no microondas, of course... coloquei minha roupa de cama que trouxe na cama, enrolei um bocado, comi as 4 mini-pizzas (vinham 12 na caixa) e dormi! Hahaha

~~Acabou finalmente esse dia muitcho louco!

Nenhum comentário: