quarta-feira, 20 de agosto de 2014

€trip - Finlândia



Minha primeira viagem (porque Portugal foi apenas um stop) foi para matar a saudade (de 6 meses)!

A viagem de ida
Como era a primeira vez que saia de Halmstad para viajar no modo lowcost , fui com uma mega antecedência. Eu não tinha bike, então demorei uns 30 minutos andando pra chegar na estação de trem. Também não sabia direito como comprar o ticket de trem (e se a máquina estava funcionando... costume de Brasil, eu sei), olhei as pessoas e comprei. Não sabia qual plataforma, olhei as pessoas e achei melhor perguntar... hahah. O frio na barriga tomava conta de mim, sempre acho que vou fazer algo errado e ir parar do lado oposto ao que eu quero. Dormi no trem e cheguei em Copenhague. Fiz o check-in tranquila e fui passear no terminal 2. Fiquei com medo do tamanho da mala, porque nunca sei escolher pouca coisa... então media com a fita métrica toda hora! No fim das contas a Norwegian (amor da minha vida) não preocupa muito com o tamanho da mala, não tem aquela cestinha pra você testar se cabe, e ainda tem wifi no avião! Enfim cheguei a Helsinki.

Estava bem tarde, umas 23h e o Rômulo estava atrasado por conta das mil coisas que ele faz ao mesmo tempo. Sem problemas eu esperar, claro... ele chegou de fininho e foi ótimo reencontrar!

Íamos passar a noite no aeroporto, mas ele cismou de ir pra Helsinki, a cidade, pra me mostrar os pontos turísticos. Um tour noturno, por quê não?



Primeiro fomos a uma boate, bebi um shot for kids e o outro foi de zueira, mas a zueira foi minha porque não achei o shot ruim (shot de Salmiakki). Passeamos pela cidade, passamos pelas duas "igrejas" mais importantes, a Catedral Luterana (branquinha) e a Catedral Uspenski (vermelha), a praça do Senado (eu acho) e conversamos muito. Tínhamos que pegar o trem pro aeroporto logo que abrisse o terminal para pegar o trem pra St. Petersburg, então esperamos na porta da estação (desde as 4h). Entramos, estávamos lá, mas... dormimos enquanto esperávamos abrir a bilheteria e perdemos a hora. Tivemos que mudar todos os outros trens, pagar a diferença e passar o dia em Helsinki.

  • Helsinki - parte 2
O Rômulo conseguiu abrigo com a Sandy, do edital dele, e passamos o dia lá. O chef Rômulo fez macarrão à carbonara e fondue em agradecimento a boa vontade da Sandy, a salvadora do dia! E foi umas das melhores hospedagens que já tive! Ela foi super fofa, deixou a gente bem a vontade e ainda acordou às 4h da madrugada pra poder fazer café e se despedir de nós... obrigada Sandy! E enfim fomos para a Rússia.

(Viagem pra St. Peter, separei em outro post)

A prova, de que fui
A biblioteca!
Voltando para a Finlândia, fui conhecer a cidade do Rômulo. Um cidade pequena (Seinaroça como ele diz) mas bem bonitinha! Abriga a melhor biblioteca de todos os tempos! Ela é tão incrível que eu (sim, eu disse EU) iria ser mega fã de leitura se tivesse morado lá, porque é toda construída no design e conforto (mais fotos e info: aqui) Passeamos pela universidade, que tem o esquema de prédios descentralizados, conheci a tão famosa sauna e fomos numa parte linda, tipo um parque.. nesse parque pegamos chuva e ficamos olhando a paisagem por um tempo, vimos o melhor arco-íris de todos os tempos!

Agora a sauna, foi super comédia... fomos pra despedida de uma brasileira num café, ficamos conversando e resolvemos ir pegar o último horário de sauna. Tudo muito bom, tudo muito bem e a sauna bem boa (nada de muito especial... achei bem parecida com a que eu vou no Brasil).. MAS algo tinha que dar errado.. todos resolveram sair da sauna ao mesmo tempo e não visto que já tinha passado da hora permitida, que faz com que a sauna tranque automaticamente, ficamos presos por um tempão do lado de fora, de roupas de banho e passando frio. A sorte é uma amiga dele foi chamada em socorro para conversar em finlandês (pois é!) com o pessoal da segurança/manutenção da sauna para que eles fossem lá e abrisse pra gente porque nossas roupas estavam trancadas lá dentro (daquela anti-sala que sempre tem).

Ao voltar, passei minha primeira noite oficial no aeroporto. Não recomendo, mas é a vida.


Diário de bordo

    • 14: saída de Halmstad, trem pra Copenhague, avião para Helsinki
    • 15: boate, tour noturno pela cidade, dormimos nas escadas (lado de fora) e dentro da estação de trem. Perdemos o trem para St. Peter e passamos o dia na casa da Sandy.
    • 18: saída de St. Peter, trem pra Helsinki, trem pra Seinäjoki, despedida da brasileira, problema na sauna.
    • 19: passeio pela universidade, pela biblioteca. Saída de Seinäjok, trem para Helsinki, dormir no aeroporto. 
    • 20: avião para Copenhague, trem para Halmstad.

Fotos


~~ Saudade pode fazer mal à saúde, causando náuseas e algumas pequenas discussões!

Nenhum comentário: