sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dívida eterna aos suecos: Absolut Vodka

#INVENÇÕES

Essa é boa, não é? Quem nunca bebeu a vodka Absolut que atire a primeira pedra, ou corra pro bar/supermercado/casa de amigo e prove uma!

Quem nunca ostentou com uma? Quem nunca olhou para uma Natasha (apelei aqui, eu sei...), Smirnoff ou Orloff e pensou: "ah, poderia tanto ser uma Absolut! Eu gostaria tanto de não ter dor de cabeça no dia seguinte...". Pois é, você pensou Suécia!



Em 1978, alguns consultores de marketing disseram:

"NO ONE WILL EVER BUY A SWEDISH VODKA..!"
Ninguém nunca irá comprar uma vodka sueca..! 

E vejam o que temos agora (135 anos depois de ser lançada), é a terceira maior marca de bebidas do mundo e é vendida em 126 países! E, garotas... é sem açúcar! ;)


Vamos para a história!

Em 1879, a Absolut foi lançada por Lars Olsson Smith (ou, o rei da vodka) e era/é produzida em Åhus-Sweden, utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes (veja o vídeo mais pra baixo mostrando todo o processo e a história). No início, a nova vodka foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época.

Uma estatal sueca, a Vin & Sprit AB (The Wine and Spirits Company), decidiu exportar essa vodka de 100 anos de tradição chamada "Absolut rent brännvin", que significa “absolutamente vodka pura". Mas "Brännvin", na verdade, significa "vinho queimado" e tem o mesmo sentido que a palavra alemã "Branntwein". 

A garrafa é original foi desenhada baseada em uma garrafa de remédio do século de 18; um conceito de marketing simples e original foi concebido; e, um mercado foi escolhido: EUA, o mais díficil mercado para bebidas destiladas do mundo.


“IT DOESN’T HAVE A PAPER LABEL.”“IT WILL DISAPPEAR ON THE SHELF.”“IT LOOKS LIKE A MEDICINE BOTTLE!”“SWEDISH VODKA? YOU’VE GOT TO BE KIDDING!”
'Isso não tem um rótulo de papel'.
'Isso vai desaparecer na prateleira'.
'Isso se parece com uma garrafa de remédio.'
'Vodka sueca? Você só pode estar brincando!'

Em 1979, a Absolut Vodka foi introduzida no mercado global, e estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. A descrença continuou do outro lado do oceano, receberam diversos "não", mas não desistiram, eles sabia que 500 anos de tradição, um conceito irresistível e um conceito original seria reconhecido.

"IF YOU WANT TO BREAK RECORDS YOU HAVE TO BREAK THE RULES."
Se você quer quebrar records, você tem que quebrar regras.'

Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante ideia de facilitar as coisas para os vários bares especializados nesse drink que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí.



E a regra a ser quebrada foi, principalmente, devido à garrafa. Sem rótulo, mas passando sua mensagem de forma clara, simples e perfeita, a garrafa apareceu em aproximadamente 1500 anúncios de 1981 a 2007. Além de ganhar mais de 400 prêmios na indústria, também foi pioneira em novas abordagens em arte, moda, música e na net. Ela tem trabalhado com alguns dos maiores nomes criativos do mundo.

A Absolut fez história como uma das maiores marcas de sucesso de todos os tempos. Ela foi uma das primeiras marcas de bebidas destiladas a chegarem ao Advertising Hall of Fame em 1993 e foi reconhecida como uma entre os top 10 de campanhas de publicidade do século 20 pela Advertising Age. E é a número um das vodkas importadas nos EUA.

Sobre a história da Absolut (coloque com legenda e para traduzir para o português, se precisar):





E um comercial legal:




E aqui você encontra mais fotos de propaganda da vodka como essa abaixo e mais info, só que em inglês.



E peguei um parágrafo ou dois algumas coisinhas daqui.

Ah, achei super legal que eles mantiveram com o escritório principal na Suécia e todas as formas de contactá-los são suecos (endereço, telefone). =D


~~ I always try to say NO to VODKA, but it's ABSOLUTely 40% stronger than me!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

She is abroad #2

Sabe aquele problema de todo mês? Aquele que você odeia com todas as forças, aquele que todas as mulheres odeiam, porque ficam sensíveis, irritadas e bipolares. Aquele que todos os homens odeiam seus efeitos, vulga tpm! Então, vou falar desses problemas quando se está em outro país.

Como tem muita gente que não tem nada a ver com isso, não vou mostrar o post todo neh? Se quiser ler tudo é só clicar para continuar.

PS: eu já tinha postado isso no dia 9/12... mas dei uma editada! =P

She is abroad #1

Ser mulher já não é fácil, em um país estranho, com marcas desconhecidas, sem seu cabeleireiro do coração, sem o salão de sempre... parece fútil, mas não é! Não mesmo!

Continue se você quiser saber mais desses problemas do mundo feminino em intercâmbio! Vou falar de um deles hoje, daqueles malditos que não deveriam ter nascido e a gente tem que tirar... já que a srta Carol me fez um milhão de perguntas hoje! =)

Nova série: eu, tu, ele... nós no CsF

Tentando não esquecer de um dos principais objetivos do blog, resolvi reunir alguns posts já postados com a tag "CsF" nessa série para me dar um ânimo de continuar escrevendo - ainda mais agora que já saiu alguns resultados dos últimos editais - para ajudar a galera!

Até atualizei alguns deles! Finalmente! 

E como sempre impressiona o número de brasileiros no exterior com esse programa, e como os outros intercâmbistas invejam se impressionam com a nossa bolsa os nossos causos e viagens... resolvi dar esse nome

eu, tu, ele... é nóis nós no CsF 

porque é muita gente mesmo!! É praticamente todo mundo! Hahahah

Na verdade, são "apenas" 34388 bolsas vigentes! Mas olha isso mais de 60 mil já implementadas! :o




~~ Come to CsF, let's show to everyone the Brazilian way!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

FoodTip - Peito de frango

#NoMercado

Da mesma compra louca do início de novembro, no Lidl, lhes apresento o melhor filé de frango: o kyckling-bröstfiléer!

Vem 1kg de frango, frango mesmo! Eles não contam a água que sempre vem!! Pasmem! Invejem! E isso vem escrito no verso da embalagem (sim, sou curiosa/atoa e traduzi). Achei incrível, porque sempre lembro de alguma reportagem ou algum familiar no Brasil reclamando que era ruim comprar frango congelado porque você pagava pela água como se fosse frango, mas aqui não! \o/


Como frango não é porco, foi um pouco mais caro que a carne de porco que já comentei. O pacote de 1kg foi 59,90 SEK (~20 reais). "Achei" 5 filés bem gordinhos, e como não queria ter o trabalho de cortar, temperei com caldo knor de galinha (eu sei que tem muito sal e talz, mas é prático... não posso ser tão saudável sempre!), fiz eles todos no forno e guardei na geladeira. O bicho rende que é uma beleza, porque eu como metade de um filé por refeição (sim, não preciso de muita carne pra viver, contanto que eu coma todos os dias! =P) e isso de só esquentar no microondas é lindo!



Tudo Gostoso!

Sabe aquela cartinha que um fã escreve e nunca recebe a resposta? Então, nunca soube, nunca tive essas coisas de fã, mas tinha a noção que isso existia...

Sabe esse meu desejo de escrever sobre as coisas que estou vivendo? Sabe a série de posts "Orgulho da vovó"? Então, criei pensando no quanto eu estou cozinhando... e queria fazer o primeiro post a respeito de onde busco a maioria absoluta das minhas receitas...

E o que essas coisas têm a ver? Fui pesquisar sobre esse lugar *mágico* que guardo minhas receitas e não achei muita coisa na net. Fiquei frustada, não dava para escrever o post... então comecei a série mesmo assim e a ideia de escrever para eles me passou pela cabeça. Ai lembrei dessa história de fã. Escrevi meio descrente que um dia teria a resposta, MAS... 

ELES ME RESPONDERAM!!! \o/

Fiquei tão feliz que nem sabia o que responder e o que escrever aqui, deu uma pane no sistema! Hahah Obrigada Silmara (gerente de marketing), sua atenção e informações fizeram minha semana!



Então vamos ao que interessa! Esse meu lugar *mágico* que tiro todas as minhas super receitas, a maioria de vocês já me ouviu falando bem, é o Tudo Gostoso!



  • Minha história:
Não cozinhava, minha mãe não é fã de cozinha, mas minha avó cozinha muito, muito bem! Claro que quando eu estava com minha avó eu não queria correr o risco de comer minha comida, então nem deixava ela me ensinar... queria só degustar aquela comida deliciosa (vale pras tias que cozinham bem também). Só que, uma hora ou outra bate aquela vontadezinha de cozinhar, seja pra gente, para agradar o namoradinho da vez (hihihi) ou para devolver aquela vasilha (dizem que nunca pode devolver ela vazia... não sei o que acontece, mas por precaução é melhore prevenir) ... e numa dessas, estava querendo cozinhar, mas não confiava naqueles milhões de livros que minha mãe tinha na estante empoeirando. Futura engenheira que sou e viciada em apps, fui baixando todos os sites de culinária possíveis! Queria ter uma garantia que ia dar certo, alguém -mesmo que eu não conhecesse- me dizendo que já fez e ficou bom! E como toda pessoa de exatas, não gosto de inventar muita moda e sim, de seguir regras: a receita, no caso. Assim, baixei os apps e fui testando até que, no fim, fiquei com este, o Tudo Gostoso. Depois conheci o site, fui fazendo uma receita ali e outra em casa, até chegar na Suécia e precisar cozinhar sempre! Assim, me agarrei com todas as forças ao app e estou super sobrevivendo! hahaha

  • A história do Tudo Gostoso: 

- A ideia de fazer um site de compartilhamento de receitas surgiu em 2005 por Tânia Barthel. Desde criança ela sempre gostou de cozinhar e, após casar-se com Gui Barthel, ela esgotou rapidamente todas as receitas dos livros de sua mãe e de sua avó! Como Gui já era empreendedor na internet (na época ele já havia lançado o Baixaki), ele rapidamente colocou a ideia dela em pratica e nasceu o Tudo Gostoso!  
- Gui e Tânia continuaram empreendendo na internet brasileira e hoje são sócios do Grupo NZN, empresa de conteúdo digital que possui 12 sites e está entre as 10 maiores audiências da internet brasileira!
- O Tudo Gostoso é o maior site de receitas da internet brasileira e atualmente possui mais de 18 milhões de visitantes únicos mensais segundo o Google Analytics. O site tem mais de 163 mil receitas cadastradas, sendo que a grande maioria são enviadas pelos próprios usuários. 
- Atualmente além do site, o Tudo Gostoso também possui apps para iOS e Android e é o app de culinária mais baixado do Brasil. 
- essas foram as infos que a Silmara me passou. 


Tânia e Gui Barthel (fundadores do site) e o chef Adriano Treglia (do espaço O Chef Sou Eu) 

  • Minha reação ao saber da história:
Não imaginava nada disso! Não sabia que a ideia tinha vindo de uma moça que gostava de cozinhar e que buscava mais. Sempre imaginei que fosse alguém que viu a oportunidade de ganhar dinheiro, mas foi mais por gosto mesmo! =) Não sabia que dedicava tanto do meu amor à esse grupo NZN, simplesmente sou apaixonada por quase tudo que eles fazem! Que é o app mais baixado e acessado eu saiba, ou sentia isso!

❤ ao Baixaxi, TecMundo, MegaCurioso
Já acessei: Click Jogos, Jogos das Meninas
E vou começar a acessar o resto!


  • Porque usar (se apaixonar) pelo Tudo Gostoso?
    1. Tem nome melhor que esse? Te instiga a "pagar para ver" e no fim das contas, você só concorda com o nome, balançando a cabeça porque não dá pra falar de boca cheia! Sim, quero dizer que nessa altura você já procurou as receitas, já fez e já está se deliciando.
    2. Você pode pesquisar por palavra-chave.
    3. Você pode pesquisar por categorias:   • Bolos e tortas doces  • Carnes  • Aves  • Peixes e frutos do mar  • Saladas, molhos e acompanhamentos  • Sopas  • Massas  • Bebidas  • Doces e sobremesas  • Lanches  • Prato único  • Light
    4. Você pode fazer login e guardar suas receitas no seu 'Meu Livro de Receitas', no site que é sua lista de 'Receitas Favoritas', no app.
    5. Você pode enviar suas receitas.
    6. Você pode dar nota às receitas.
    7. Você pode comentar as receitas. (aquele "mudei um pouquinho, fiz assim e ficou ótimo também!")
    8. Você pode fazer receitas do chef, no Canal Especial - Soya (app)
    9. E pode se inspirar nas receitas destacadas e nas "Mais Vistas da Semana" .
    10. Além de ver o tempo de preparo e quanto rende, você também teme essas opções: • Imprimir receita •  Conversão de medidas •  Imprimir lista de compras •  Enviar receita por email
 A cara do site

A cara do app

Dica de amiga: aproveite você também!

~~ "A vida é como cozinhar: 
antes de escolher o que gosta, 
prove um pouco de tudo." 
- Paulo Coelho


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FoodTip - Carne de porco

#NoMercado

Foi no início de novembro, deu a louca, não pude evitar... foi a compra mais cara que fiz no supermercado 483 SEK (161 reais, aproximadamente). Foi uma compra de mês, de mais de mês! Não pude evitar, foi maior que eu... hahahaha 

MAS... comprei coisas bem boas!

Uma delas foi essa carne de porco assada marinada, conhecida como skinkstek marinerad por 49,90 SEK/kg no Lidl. O total saiu por 61,83 SEK.

 

Não tirei a foto de como ficou porque não tem mistério, uma carne de porco assada! Mas foi tão, tão prático! Só enrolei no papel alumínio e coloquei para assar, porque como é "marinada", eu não precisava temperar. E nuuuu, ficou muito gostoso! Não queria parar de comer! =P

E fiz de duas vezes, porque era muito só pra mim e ai não enjoava. ;)

OBS: o que mais se acha na Suécia é carne de porco! E o mais difícil de achar é saber qual parte do porco é, por mais que isso não me ajudaria em nada, no Brasil você sempre pede pelo nome da peça e achei bem estranho eles não se importarem com isso por aqui.



Dívida eterna (ou não) aos suecos: Candy Crush

#INVENÇÕES

Como não pensei nisso antes?

Depois de entrar nessa loja e lembrar que em todos os supermercados tem um versão menor disso, ainda assim não liguei os pontos. Quem gosta mais desses docinhos/balinhas/candies no mundo? Suecos!

na Hemmakväll (locadora de filmes)


Depois de ler essa notícia(em inglês) por acaso, achei estranho, vi que podia fazer sentido e fui pesquisar. Na verdade, nem li a notícia... vi a foto, parei no "Swedish game maker" (metade do título) e fui pesquisar. Pois bem, de acordo com Our History | King a empresa começou em 2003, o Candy Crush (site) foi lançado em 2005 e em 2011 foi parar no facebook. Começou na Suécia, e em seguida abriu game studios em UK, Espanha, Alemanha e foi se expandindo até se tornar o jogo mais popular do facebook com 46 milhões de usuários por mês, em média. Atualmente, a versão do facebook tem 770 níveis regulares e 550 níveis Dreamworld (expansão). Essa expansão dá aos jogadores uma oportunidade de jogar novamente níveis antigos com um novo mecanismo, que é periodicamente atualizado.




Mas como toda boa empresa... se não se muda para os EUA, se muda para o UK quando começa a ganhar dinheiro, e lá está a sede da empresa King, de Candy Crush, neste momento. 

Observação: não tem wikipédia em português para candy crush! :o E isso porque nós somos o 2º país no rank de fans do facebook, ou seja, de jogadores! Pois todos que querem mais uma vida, ou não-lembro-o-que, vai lá dar um curtir na página do facebook para conseguir. Olha só as estatísticas que achei nesse site:



E para finalizar, um videozinho de como todos já se sentiram com esse jogo de docinho sueco!


 ~~ Para os diabéticos, o vício em Candy Crush é a solução! [humor negro :p]


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tinha um buraco aqui...

#COSTURANDO

Como eu já disse, ando fazendo de tudo por aqui! E o kit de costura não está encostado no fundo do armário não!

Ontem foi dia de costurar a meia calça novinha... sim, fui tirar aqueles malditos prendedores de plástico (que eu não sei como chamam e que prendem a etiqueta) e fiz um buraquinho na meia. E após algum tempo enrolando... costurei! \o/

Confesso que minha maior dificuldade é dar o nó na linha para começar a costurar. ¬¬



E aproveitando que o post é pequeno, me lembrei da outra coisa que já tive que dar uns pontinhos... a mochila! Que também estava nova. O acontecido: estava voltando de Lund (16/11), da casa da Carlinha, o trem estava lotada e eu não achava um lugar (no canto). Então fiquei andando de um lado pro outro quando o trem resolve ativar seu modo crazy e me joga pro fim do corredor... nisso eu estava andando com a mochila em um ombro só, forçou o outro e a alça rasgou pela metade. Solução: costurar e garantir a costura!




~~ E no fim era só lembrar do ponto de cruz! Valeu Tia Célia!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Supermercados de Halmstad

#NoMercado

Nunca gostei de supermercado... mentira, sempre odiei! Podia ir com tia, pai ou avó... não gostava. Era suportável ir com a sis (irmã) porque a gente falava de mil coisas enquanto estava lá. E descobri que é aceitável ir sozinha.

Um dos meus maiores medos sobre o intercâmbio era essa maldita obrigação de ter que fazer compras! #paiCadeVoce? Mas após a primeira compra, de congelados e coca-cola, estou sobrevivendo muito bem!

Com a ajudinha do google, marquei os supermercados daqui de perto. Eu geralmente vou no Lidl, que é o mais perto de casa ou no ICA Maxi, que é o mais perto da faculdade. Mas já fui em alguns outros e vou tentar comentar.


  • Lidl - como eu disse, é o que eu mais vou porque é do lado de casa e ninguém merece carregar compras na bike por muito tempo. Gosto dele também porque tem praticamente tudo o que preciso! É barato, de um tamanho que não faça eu me perder dentro dele e nem que eu de dois passos e acabe as compras, tem uma organização razoavelmente boa, é prático. Só não compro material de limpeza e de higiene pessoal, mas como isso é mais raro e comida é o que interessa, ele supre bem minhas necessidades. Obs: ele tem até uma estrelinha no mapa!
  • ICA Maxi - o segundo que eu mais frequento. Como é possível observar, ele é "maxi", ou seja, ele é bem grande! Hahaha! Tem muitas opções e tem de tudo! Algumas promoções, algumas coisas caras, é só prestar atenção. Ele também oferece um buffet de salada (depois falo sobre isso com calma) que salva a nossa vida de estudante nos dias de morar na faculdade para terminar um trabalho.
  • Willys - não vou muito e fico perdida! Hahaha... ele é grande também, mas é mais caro. Na verdade sempre é possível achar algo mais em conta, mas no geral ele é mais caro que os outros (eu acho). Vale para os dois Willys do mapa.
  • Coop Forum - fui uma vez, achei uns sucos bons na promoção e o resto tudo um absurdo de caro. Mas é onde pego minhas encomendas da China, então sempre dá pra passar e ver o que tem.
  • Netto - fui em um que não está marcado no mapa, mas fica perto do Willys que é perto da faculdade. Ele é bem barato, pequeno estilo o Lidl mas todo bagunçado! Você está escolhendo um alimento quando olha do lado e tem uma roupa e do lado dela tem um material de limpeza e depois voltam para o alimento e passam pra roupa de novo. Uma zona! Dei 3 voltas para achar as coisas que queria porque simplesmente não faz sentido a organização deles. Mas é barato. Não frequento muito porque de barato e pequeno, estou satisfeita com  o Lidl. Ah, nunca fui nesses Nettos marcados no mapa. =P
  • Hemköp - fui no início do intercâmbio e nunca mais voltei. Ele é mais carinho também e fica no centro, então é muito fora do caminho sempre!
Nunca fui:
  • Pressbyrån - não é supermercado, mas como está destacado vou comentar. É uma lojinha de conveniência que tem ao lado de todas as estações de trem por aqui. Na de Halmstad nunca entrei, mas em compensação, na de Lund fui duas vezes!
  • Di Mare Delikatesser AB - pela foto no google parece uma padaria.
  • Hallands Food AB -  mas já passei na porta (caminho da praia).
  • City Gross - mas já passei na porta (caminho do outlet da Stadium).

O dia mais estranho: hoje!

Gostaria de começar dizendo: "depois que acordei, fiz...", mas não acordei hoje, não dormi! Estou a 30h acordada e pelo visto vou continuar por mais umas horinhas.

Então vou recomeçar, e pela minha tentativa de dormir. Depois de mexer muito no blog e conversar bastante com a Carol (best!), vi que era hora de dormir, na verdade já tinha passado da hora de dormir várias e várias vezes. Eram 4:00. Fui para a cama e tentei dormir, tentei, tentei e nada. Fui ver um seriado para fazer o sono chegar... terminei The Walking Dead e chorei (sorry, spoiler). Achei que assim seria mais fácil ainda... eu tinha muito o que refletir sobre a série hahah, que ia acabar gerando uma reflexão sobre a vida e me daria sono com certeza. Fiquei mais uma hora ali esperando o sono chegar e nada de novo! Fui ver Revenge então, estou muitos episódios atrasada e essa briguinha de mulher com certeza absoluta me faria dormir. Mas nada! Estava absolutamente errada. Eram 9:45. Hora boa, hora de acordar (atrasada) e ir para a aula. Mas esperaí, só se acorda depois que dorme. E voltando ao The Walkking Dead, ou ao próprio David de Revenge, o zumbi aqui levantou e tentou assistir a aula. Só porque eu não queria dormir ali, dormi! Normal, nada especial... só um professor falando de coisas que eu já estudei. Tédio. Sono. Cochilei.

 pega em flagrante


Acabou a aula. Voltaria para casa, estava com fome, mas... tinha encomendas para buscar lá no Eurostop (o carregador portátil e roupas). Então passei direito pela minha casa e segui em busca dos produtos chineses! Uhuull, agora só faltam 2! Aproveitei e fui na H&M para ver se melhorava meu humor de não ter dormido e fiz umas comprinhas. =P

 uhuuulll china ❤


Cheguei em casa. Almocei. Experimentei as roupas novas e... bela decepção! Vou ter que arrumar, ficaram um pouco grandes. Eiita! Mas são bonitas!

não serve, foi só pra tirar a foto

Depois disso, resolvi arrumar o quarto para estudar, já que eu não dormia. E nisso encontrei algo para costurar, mas fica pra outro post. 

E inspirada no tempo, na velinha *nova* de Natal e nas musiquinhas que eu não lembro de qual playlist do Spotify, me deu sono finalmente!




~~ O que dizer dessa insônia que mal conheço? Te odeio! 

FoodTip - Pão de Sal

#NoMercado

A maior maravilha do mundo para café da manhã existe aqui e existe com o gostinho do Brasil e jeitinho sueco. Como? Pão de sal congelado, que você faz na hora e sempre come quentinho! #momentoAguaNaBoca

O nome do digníssimo é: baguette rolls, ai pode ser wheat (integral) ou rye (normal). Esse da foto foi o primeiro integral que provei e até que é bom. Claro que o normal é bem melhor, mas vale a troca, de vez em quando, em nome da saúde e das medidas! =P Ah, o preço é 13,95 SEK (~ 4,50 reais) um pacote com 9 (são 540g no total) e o nome que aparece na nota fiscal é: smafranskor! hahahahha 


Tem uma marca mais barata, mas não gostei. O pão não fica tão fofinho, parece que nunca cozinha tudo e ele é menorzinho.. então sempre compro esse daí. 



Vou viver de McDonald's?

#NoMercado

Sim e não! 

Quando se chega em país desconhecido a primeira coisa a se fazer é procurar um McDonald's SIM! Porque você não conhece os restaurantes, as comidas locais, a língua e sempre chegamos com fome! Isso é certo, você chegará com fome... não importa onde e nem que horas! E por mais que o McDonald's não tenha aquele seu sanduíche preferido (alguém me manda o Cheddar McMelt por sedex?), você irá encontrar o Big Mac, com certeza absoluta! Então, é uma garantia que você tem!

Mas NÃO, você não pode viver disso e tem que ir ao supermercado comprar alimentos saudáveis, coloridos, para seguir aquela alimentação balanceada que sua mãe te ensinou! Hahahha! Ou pelo menos, tentar comer de um jeito saudável e poder variar nas besteiras.



Mas como sobreviver ao supermercado?

  • Tradutor offline no celular - sim, pense em fazer o download do pacote de idioma do lugar para onde está indo, ajuda muito muito muito! Você normalmente não terá 3G lá e nem pense em contar com o wifi, se tiver é bônus. Porque apesar de você ver a imagem ou o produto em si, algumas coisas podem ser bem difíceis... com  o tradutor nunca compre errado! ;) 
  • Lista de compras - para tentar não esquecer de nada que precisa, principalmente quando você está fazendo a compra da semana/quinzena. E pode até anotar, ao lado, o nome do produto na língua que precisa, pra facilitar na hora de procurar.
  • Defina um prazo - semana ou quinzena - porque desse jeito você se organiza, não perde comida e nem tem que comprar um caminhão de coisas para o mês. Você não tem carro no intercâmbio, no máximo uma bike ou um sistema de transporte público (ônibus, metrôs e trams) bom.
  • Não vá com fome! - porque se não você compra um monte de bobagens e acaba nem vendo o preço das coisas. Aqui entra novamente o lance de se organizar com lista e dia certo.
  • Compre o mais barato - você não conhece muitas das marcas mesmo, qualquer uma vai ser um risco... então arrisque baixo, você pode até gostar e passar a comprar sempre aquela marca que é a mais barata (como você fez toda a vida, sempre poupe na comida para poder sair ou viajar).
  • Peraí, isso tem no Brasil - você conhece muitas marcas, viva o mundo globalizado! E isso nos faz muito feliz e dá aquela sensação de ter o mundo sob controle outra vez.
  • Controle seus gastos - saiba quando você gasta no mês com supermercado e alimentação no geral para que nunca falte essa quantia! E para ter um controle mesmo, é sempre bom! (Depois mostro minha planilha do excel... tenho duas porque fiquei indecisa sobre qual delas era melhor! hahahha)
  • Leve sua sacola - pelo menos aqui na Suécia, o pessoal cobra pela sacolinha de plástico. Se você está comprando o alimento mais barato para dar aqueeeela economizada, não vai querer gastar com a sacola plástica neh? Ande com uma na mochila sempre, seja prevenido!


~~ “A probabilidade de você entrar no supermercado
 para comprar pão e sair só com ele 
é de uma em três bilhões.” 
―Erma Bombeck

domingo, 7 de dezembro de 2014

E dezembro começou...



E dezembro começou com o sol nascendo às 8:30 e se pondo às 15:30! Como ficou tarde tão cedo?

Um mês que começa na segunda tem tudo para que todas aquelas promessas de 'próxima segunda' e 'próximo mês' sejam seguidas, certo? Errado! Pelo mês com relação à academia! Hahahha #projetoGordinhaProInverno Em relação ao blog dei um gás e à faculdade dei uma diminuída. Não consigo fazer tudo que quero! Quero muita coisa!

A segunda foi de aula, blog e personal men stylist, já que eu não posso ser personal stylist de nenhuma mulher, inclusive de mim, e pra isso que minha irmã nasceu! #valeuSisCruel E dia de fazer bolo de caneca! Mas antes de voltar pra casa, vale conhecer um ponto turístico da cidade mesmo que a noite, a Snöstorp church!
  • Check-in: HH, Stadium Outlet

 comprei!                        


minha foto e foto da net!



A terça foi de mais uma sessão de personal men stylist. E finalmente comprando meu xarope pra tosse. #mãeCadeVocê
  • Check-in: LIDL, Stadium, Myrorna e Coop Forum
A quarta foi de dedicação aos estudos, passei o dia fazendo trabalho de Inteligência Artificial. E nas horas de descanso, uma pausa para comprar aquele ingresso da F1 (veja no instagram) para maio de 2015 na Espanha! Uhuull

A quinta foi um dia perdido provavelmente, porque não lembro o que eu fiz. (Ninguém tem um remedinho de memória ai pra me indicar, não?) foi um dia que o facebook me ajudou a lembrar o que eu fiz. Acordei fazendo vários testezinhos atoas e fiz a torta de pimentão com atum. Depois fui para o Christmas Fika no Krusbaret, que foi uma bela bosta, mas alguns BRs (eu, Gabi, Plácido, Augusto ficaram conversando até dar a hora de dormir e eu ter que atravessar a cidade para voltar pra casa. =P
  • Check-in: HH, Christmas Fika Krusbaret

A sexta foi dia de fazer nada também e mexer no blog até dar a hora de ir pra gandaia! Hahaha 
  • Check-in: James Rock Bar 


O sábado foi dia de acordar quase na hora do pôr-do-sol e correr para ir vê-lo na praia! E fazer um almoço pra galera, e rir! Foi dia de ver um filminho em inglês e conhecer um pouco mais a cultura sueca! ;) E foi dia de conhecer o desconhecido Strandparken.


  • Check-in: Östra Stranden, Strandparken

O domingo foi dia de acordar tarde e mexer na net e no blog! Foi dia de colocar a beleza em dia, também! ;) Ah, e de fazer um videozinho com as fotos do pôr-do-sol!




E para resumir, de acordo com o Google, mestre stalker, foi por aí que andei. Se você quer saber também por onde andou, pode achar seu mapinha aqui.



~~ E começou o 4º mês na Suécia!

Bolo de caneca

#COZINHANDO

A motivação:

A vontade de comer chocolate! Mas tinha que ser com cara de sobremesa, não podia ser só uma barrinha de chocolate. ;)


A receita: (baseada nessa aqui, fiz bem igual, mas tem que dar os créditos neh?!)

INGREDIENTES

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (café) rasa de fermento em pó

MODO DE PREPARO
    1. Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata bem com um garfo
    2. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais
    3. Coloque a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente até encorpar
    4. Leve ao forno microondas por 3 minutos em potência alta
      • Dicas: a caneca deve ter capacidade mínima de 300 ml. A massa crua é mais mole que um bolo normal, mas não aumente a farinha, senão o bolo ficará duro. Pode ser servido quente, com caldas, coberturas, castanhas, sorvete e o que mais a imaginação mandar.




~~ "Tudo que você realmente precisa é amor, e um pouco de chocolate" 
Lucy Van Pelt (Turma do Charlie Brown, autor Charles Schulz)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Torta salgada de pimentão com atum

#COZINHANDO

A receita de *ontem* foi uma torta salgada! Que ficou muito boa! Tão boa que nem gosto de pimentão tem!

A motivação: 

Eu comprei pimentões há tempos porque eu queria me obrigar a comer pimentão, simples neh? Hahaha! Em casa eu até retirava eles da pizza! Aqui na Suécia (e Europa em geral), eles comem muito, mas muito mesmo, esse benditos pimentões, e então eu ficava pensando: será? Eles comem no churrasco, comem puro, no sanduíche no lugar do tomate e tudo mais... sempre tem um pimentão com eles! Incrível! Só não mais incrível do que o terrível pepino ou picles (mas isso fica pra outra história.. argh). Então, comprei e não sabia o que fazer com aquilo! Hahah... lindos, queria deixar na janela enfeitando, já que comprei um de cada cor... era realmente bonito! Hahahah! Ai fui deixando! =P E um belo dia, reparei que eles já estavam querendo estragar e eu teria que inventar alguma moda pra comer aquilo, porque perder dinheiro é praticamente inaceitável! 

Ainda enrolei uns 3 dias! Olhei receitas até cansar... no meu site favorito Tudo Gostoso e no google em geral pra ver se achava alguma coisa e nada. Porque queria algo específico para fazer com o pimentão, então perguntei pra mamis, mas eu já estava com uma ideia na cabeça. Então em vez de copiar resolvi adaptar!



A receita: (baseada nessa receita)

INGREDIENTES
      • Massa:
2 ovos
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de cha de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de maizena
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

      • Recheio:
1/2 de 3 pimentões picados, um de cada cor
1/2 cebola picada
1/2 xícara chá de azeitonas sem caroço picada
1 lata de atum
1 pitada de orégano


MODO DE PREPARO
      1. Pré aqueça o forno a 180 graus.
      2. Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
      3. No liquidificador (não tenho aqui) Na batedeira, coloque os ingredientes da massa menos o fermento, bata bem.
      4. Por último, o fermento, e bata mais um pouco.
      5. Coloque metade da massa numa forma untada e enfarinhada, acrescente o recheio espalhando bem, depois o restante da massa por cima.
      6. Queijo no topo e rodelas de pimentão para enfeitar.
      7. Asse em forno quente por 30 minutos, aumente um pouco mais a temperatura.





~~ Gostinho de interior! Não consigo parar de comer!

Nova tag série: Orgulho da Vovó

Hahahaha


Essa tag é para mostrar como estou me virando no quesito CASA! Sabe aquelas conversas de interior:
- Ah, ela já sabe lavar, passar, costurar e cozinhar, é o orgulho da vovó! 
- Tá pronta pra casar!



Então, acho isso ótimo! Porque por mais que seja um absurdo achar que, pra casar, você tenha que saber isso tudo porque é mulher, a lógica de que, se souber, vai facilitar muita coisa é óbvia! Tanto para mulheres como para homens, claro! 

Estou cozinhando, até mais que imaginei. Estou limpando, até banheiros! Estou costurando, até dei uns pontinhos ali e aculá. E não estou passando.. foi mal, não quero estar pronta pra casar! ;) O que eu quero é dividir essa parte da experiência com vocês!

Enjoy!

~~ Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade ♬

Dívida eterna aos suecos: Spotify

#INVENÇÕES

Se você ainda não conhece essa maravilha, respire, sua vida irá mudar!

Confesso que demorei um pouco para conhecê-lo, que antes disso só escutava música no rádio ou em playlists prontas do youtube... hahah! Sim, tenho muita preguiça de escolher músicas e muito mais de 'toda hora' escolher. Então essas eram minhas opções (não conhecia o Deezer, ou semelhantes) até tentar o intercâmbio para Suécia, conhecer meus amiguinhos de edital e ser apresentada ao Spotify! ❤ Mas a culpa é deles que também demoraram a ir para o Brasil! Foi no dia 1 de maio de 2014.

E então, do que se trata esse Spotify?


É um programa de streaming de música, ou seja, você não tem que baixar, fazer download, esperar para ouvir nada! =D É só estar online, escolher uma música, um artista, um álbum um gênero ou uma playlist pronta e ouvir! Você também pode fazer suas prórias playlists. 

E por que estou falando disso? Porque o Spotify foi criado por SUECOS! Em outubro de 2008, uma startup sueca, Spotify AB, lançou o produto que começou a ser desenvolvido em 2006 por Daniel EkMartin Lorentzon. Em setembro de 2010, eram 10 milhões de usuários (2.5 milhões pagantes); em dezembro de 2012, eram 20 milhões de usuários (5 milhões pagantes); e, em maio de 2014, eram 40 milhões de usuários (10 milhões pagantes). Pode-se dizer que a cada 2 anos a abrangência dele dobra! :o Atualmente eles trabalham com a sede em Londres, UK e o setor de pesquisa e desenvolvimento em Estocolmo, Suécia. 

 Daniel e Martin 

 Spotify no mundo


Você pode ter o app no computador, no tablet ou no celular! A única parte ruim é que eles colocam propagandas a cada 3 músicas aproximadamente, para forçar os incomodados a pagarem a versão Premium, que também dá direito a baixar músicas para escutar offline (veja na foto as diferenças). Na Suécia, o preço do Premium é 99 SEK por mês (convertendo, por volta de 33 reais). E no Brasil, o Premium custa R$14,90/mês e estão com uma bela promoção:
"Adquira um mês de Premium por R$4,99. Receba dois meses de graça. Aproveite seu período de músicas offline, sem propaganda."


São muitas, muitas músicas disponíveis! Mas alguns artistas, como a Taylor Swift com o novo álbum 1989, ainda estão tentando se proteger por um tempo e o Spotify coloca o seguinte aviso:

Traduzindo: O artista ou seus representantes decidiram não liberar esse álbum no Spotify ainda. Nós estamos trabalhando nisso e esperamos mudar a opinião deles em breve.



Mais coisas boas:
  • Playlists de acordo com o seu astral (Relaxing, Be happy, Snow day,...)
  • Playlists das 100+ (Pop, Rock, Eletrônica,...)
  • Rádio: escolha um artista, clique na reticências e escolha 'Iniciar Rádio do artista', e o Spotify vai criar uma playlist com vários artistas no estilo desse que você tinha escolhido. Por exemplo, se eu clicar na Ana Carolina, vai começar a tocar Marisa Monte, Seu Jorge, Vanessa da Mata, Luiza Posse, Maria Rita, Caetano Veloso e por aí vai. Veja a foto.

  • É possível colocar em ordem aleatória ou em sequência. No celular é sempre no aleatório, na versçao free.
  • É uma rede social, então siga seus amigos e saiba o que eles andam ouvindo.
  • Na parte "Localizador" é possível acrescentar apps no spotify e o melhor deles é o "musiXmatch", mas também tenho um que chama "Find My Festival" e o "Last.fm"
  • musiXmatch: veja a letra da música que esta tocando, só de clicar no ícone do musiXmatch a letra já vai estar pronta para ser lida ou cantada! Se quiser contribuir também é fácil, os usuários podem escrever a letra daquelas que ainda não têm e podem ressincronizar a música com a letra se não concordarem com jeito que esta lá.
  • As playlists criadas podem ser compartilhadas entre amigos, e assim a trilha sonora da festa que estão planejando agradará a todos os gostos! Ou não!
  • Mais 11 dicas aqui! Algumas são parecidas com as minhas, mas curti a matéria!

E a ida pro Brasil foi para combater a pirataria, espero que dê certo! Já deu pra mim, não baixo nada de música mais!


~~ Viva a música! Viva o Spotify! Viva a Suécia que coloca suecos no mundo!

//Atualizando:
Saiba como foi seu ano no Spotify:
https://www.spotify-yearinmusic.com/my-year

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dívida eterna aos suecos: The Pirate Bay

#INVENÇÕES

Quando penso em assistir um filme e fico com preguiça de ir ao cinema (locadora ainda existe? hahaha)...
Quando penso em assistir o episódio daquele seriado que todo mundo anda comentando (ou se matando por conta de spoilers)...
Quando penso nos softwares que preciso e o preço que custam...

Eu, você e até meu pai pensamos em e apenas em:

 ❤

Além dos filmezinhos, séries e programas, você ainda tem esse tanto de opção ai:



Um pouco de história:

O site foi criado em 2003 por uma organização anti direitos autorais Piratbyrån (The Piracy Bureau) pelos amados e desconhecidos suecos Gottfrid Svartholm (ou na net: anakata), Fredrik Neij (ou na net: TiAMO) e Peter Sunde (ou na net: brokep). Em outubro de 2004 o site se separou dessa organização e seguiu só. Ficou conhecido, amado e odiado pelos ricões dos EUA, então houve confusão, perseguição, prisão, bloqueios de acesso e mudança de domínio do site (como um navio pirate iam navegando de país em país sem conseguirem estabelecer uma base segura ^^). Na imagem abaixo tem uma série de acontecimentos.



A organização sueca Piratbyrån foi estabelecida para dar suporte ao livre compartilhamento de informação, cultura e propriedade intelectual. Sem mais delongas, eu assino em baixo e dou total apoio!

Copiando e colando algumas infos de um lugar chamado "Sobre" que, geralmente, ninguém nunca olha, tem-se: 
"O Pirate Bay é o maior tracker de bittorrent do mundo. Bittorrent é um protocolo de compartilhamento de arquivos que permite transferências grandes e rápidas. 
Este é um tracker aberto, onde qualquer um pode baixar arquivos torrent. Para que se possa enviar torrents, escrever comentários e mensagens pessoais o registro é necessário. O registro é gratuito, claro. 
Apenas arquivos torrent são salvos no servidor. Isto significa que nenhum conteúdo com direitos autorais (copyright) ou ilegal é armazenado aqui. Assim, não é possível prender as pessoas sobre o The Pirate Bay nem responsabilizar-nos pelo material veiculado pelo tracker. Qualquer queixa de organizações de lobbys e/ou copyrights serão ridicularizadas e publicadas no site."
Um site que faz pesquisa de trafego na internet, Alexa, relatou que o The Pirate Bay foi o mais acessado de 2003 a 2014. Imagina possuir esse status? Confira umas análises que achei aqui e aqui. =)

E para finalizar, nada melhor que deixar um documentário, de 2013, sobre eles!!
TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard 




~~ And THANK you, "The galaxy's most resilient BitTorrent site", for it all!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Suécia na Rede Record

Hej!

Comecei à la Wikipédia e agora continuo de série jornalista, diretamente do Jornal da Record. A série se chama "Suécia, o reino verde" e em 6 episódios conta um pouco mais desse país que não é verde só por ter tanta floresta, parque e área verde disponível, mas por também ser referência em energia sustentável!

A reportagem é de 2009, pois foi em 23 de fevereiro de 2009 foi realizada a primeira edição do "The European Green Capital Award" e a vencedora para representar o ano de 2010 foi Estolcomo, a capital da Suécia. Uma breve visão: a competição foi idealizada para incentivar e premiar as cidades que promovem uma conscientização "verde" e consequentemente, melhoraram o ambiente, a economia e a qualidade de vida da população urbana. Depois comento mais sobre ela!!  ;)

Agora, confira aí os vídeos da série:

  1. Visão geral, da área verde aos brasileiros com saudade de casa
  2. Estolcomo, a capital verde da Europa
  3. Igualdade de gênero e incentivos do governo à família
  4. Escolas públicas e incentivo à educação
  5. Ecoeficiência para florestas - das madeireiras ao replantio
  6. Invenções e design sueco





~~ Alegria de viver brasileira versus criatividade e proatividade sueca...
Vamos trocar? Um pouco de Brasil por um pouco de Suécia!