sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dívida eterna aos suecos: Absolut Vodka

#INVENÇÕES

Essa é boa, não é? Quem nunca bebeu a vodka Absolut que atire a primeira pedra, ou corra pro bar/supermercado/casa de amigo e prove uma!

Quem nunca ostentou com uma? Quem nunca olhou para uma Natasha (apelei aqui, eu sei...), Smirnoff ou Orloff e pensou: "ah, poderia tanto ser uma Absolut! Eu gostaria tanto de não ter dor de cabeça no dia seguinte...". Pois é, você pensou Suécia!



Em 1978, alguns consultores de marketing disseram:

"NO ONE WILL EVER BUY A SWEDISH VODKA..!"
Ninguém nunca irá comprar uma vodka sueca..! 

E vejam o que temos agora (135 anos depois de ser lançada), é a terceira maior marca de bebidas do mundo e é vendida em 126 países! E, garotas... é sem açúcar! ;)


Vamos para a história!

Em 1879, a Absolut foi lançada por Lars Olsson Smith (ou, o rei da vodka) e era/é produzida em Åhus-Sweden, utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes (veja o vídeo mais pra baixo mostrando todo o processo e a história). No início, a nova vodka foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época.

Uma estatal sueca, a Vin & Sprit AB (The Wine and Spirits Company), decidiu exportar essa vodka de 100 anos de tradição chamada "Absolut rent brännvin", que significa “absolutamente vodka pura". Mas "Brännvin", na verdade, significa "vinho queimado" e tem o mesmo sentido que a palavra alemã "Branntwein". 

A garrafa é original foi desenhada baseada em uma garrafa de remédio do século de 18; um conceito de marketing simples e original foi concebido; e, um mercado foi escolhido: EUA, o mais díficil mercado para bebidas destiladas do mundo.


“IT DOESN’T HAVE A PAPER LABEL.”“IT WILL DISAPPEAR ON THE SHELF.”“IT LOOKS LIKE A MEDICINE BOTTLE!”“SWEDISH VODKA? YOU’VE GOT TO BE KIDDING!”
'Isso não tem um rótulo de papel'.
'Isso vai desaparecer na prateleira'.
'Isso se parece com uma garrafa de remédio.'
'Vodka sueca? Você só pode estar brincando!'

Em 1979, a Absolut Vodka foi introduzida no mercado global, e estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. A descrença continuou do outro lado do oceano, receberam diversos "não", mas não desistiram, eles sabia que 500 anos de tradição, um conceito irresistível e um conceito original seria reconhecido.

"IF YOU WANT TO BREAK RECORDS YOU HAVE TO BREAK THE RULES."
Se você quer quebrar records, você tem que quebrar regras.'

Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante ideia de facilitar as coisas para os vários bares especializados nesse drink que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí.



E a regra a ser quebrada foi, principalmente, devido à garrafa. Sem rótulo, mas passando sua mensagem de forma clara, simples e perfeita, a garrafa apareceu em aproximadamente 1500 anúncios de 1981 a 2007. Além de ganhar mais de 400 prêmios na indústria, também foi pioneira em novas abordagens em arte, moda, música e na net. Ela tem trabalhado com alguns dos maiores nomes criativos do mundo.

A Absolut fez história como uma das maiores marcas de sucesso de todos os tempos. Ela foi uma das primeiras marcas de bebidas destiladas a chegarem ao Advertising Hall of Fame em 1993 e foi reconhecida como uma entre os top 10 de campanhas de publicidade do século 20 pela Advertising Age. E é a número um das vodkas importadas nos EUA.

Sobre a história da Absolut (coloque com legenda e para traduzir para o português, se precisar):





E um comercial legal:




E aqui você encontra mais fotos de propaganda da vodka como essa abaixo e mais info, só que em inglês.



E peguei um parágrafo ou dois algumas coisinhas daqui.

Ah, achei super legal que eles mantiveram com o escritório principal na Suécia e todas as formas de contactá-los são suecos (endereço, telefone). =D


~~ I always try to say NO to VODKA, but it's ABSOLUTely 40% stronger than me!

Um comentário:

Narda disse...

Acho que ninguém sabe disso. Interessante.