#INVENÇÕES
Se você ainda não conhece essa maravilha, respire, sua vida irá mudar!
Confesso que demorei um pouco para conhecê-lo, que antes disso só escutava música no rádio ou em playlists prontas do youtube... hahah! Sim, tenho muita preguiça de escolher músicas e muito mais de 'toda hora' escolher. Então essas eram minhas opções (não conhecia o Deezer, ou semelhantes) até tentar o intercâmbio para Suécia, conhecer meus amiguinhos de edital e ser apresentada ao Spotify! ❤ Mas a culpa é deles que também demoraram a ir para o Brasil! Foi no dia 1 de maio de 2014.
E então, do que se trata esse Spotify?
É um programa de streaming de música, ou seja, você não tem que baixar, fazer download, esperar para ouvir nada! =D É só estar online, escolher uma música, um artista, um álbum um gênero ou uma playlist pronta e ouvir! Você também pode fazer suas prórias playlists.
E por que estou falando disso? Porque o Spotify foi criado por SUECOS! Em outubro de 2008, uma startup sueca, Spotify AB, lançou o produto que começou a ser desenvolvido em 2006 por Daniel Ek e Martin Lorentzon. Em setembro de 2010, eram 10 milhões de usuários (2.5 milhões pagantes); em dezembro de 2012, eram 20 milhões de usuários (5 milhões pagantes); e, em maio de 2014, eram 40 milhões de usuários (10 milhões pagantes). Pode-se dizer que a cada 2 anos a abrangência dele dobra! :o Atualmente eles trabalham com a sede em Londres, UK e o setor de pesquisa e desenvolvimento em Estocolmo, Suécia.
Você pode ter o app no computador, no tablet ou no celular! A única parte ruim é que eles colocam propagandas a cada 3 músicas aproximadamente, para forçar os incomodados a pagarem a versão Premium, que também dá direito a baixar músicas para escutar offline (veja na foto as diferenças). Na Suécia, o preço do Premium é 99 SEK por mês (convertendo, por volta de 33 reais). E no Brasil, o Premium custa R$14,90/mês e estão com uma bela promoção:
"Adquira um mês de Premium por R$4,99. Receba dois meses de graça. Aproveite seu período de músicas offline, sem propaganda."
São muitas, muitas músicas disponíveis! Mas alguns artistas, como a Taylor Swift com o novo álbum 1989, ainda estão tentando se proteger por um tempo e o Spotify coloca o seguinte aviso:
Traduzindo: O artista ou seus representantes decidiram não liberar esse álbum no Spotify ainda. Nós estamos trabalhando nisso e esperamos mudar a opinião deles em breve.
Mais coisas boas:
- Playlists de acordo com o seu astral (Relaxing, Be happy, Snow day,...)
- Playlists das 100+ (Pop, Rock, Eletrônica,...)
- Rádio: escolha um artista, clique na reticências e escolha 'Iniciar Rádio do artista', e o Spotify vai criar uma playlist com vários artistas no estilo desse que você tinha escolhido. Por exemplo, se eu clicar na Ana Carolina, vai começar a tocar Marisa Monte, Seu Jorge, Vanessa da Mata, Luiza Posse, Maria Rita, Caetano Veloso e por aí vai. Veja a foto.
- É possível colocar em ordem aleatória ou em sequência. No celular é sempre no aleatório, na versçao free.
- É uma rede social, então siga seus amigos e saiba o que eles andam ouvindo.
- Na parte "Localizador" é possível acrescentar apps no spotify e o melhor deles é o "musiXmatch", mas também tenho um que chama "Find My Festival" e o "Last.fm"
- musiXmatch: veja a letra da música que esta tocando, só de clicar no ícone do musiXmatch a letra já vai estar pronta para ser lida ou cantada! Se quiser contribuir também é fácil, os usuários podem escrever a letra daquelas que ainda não têm e podem ressincronizar a música com a letra se não concordarem com jeito que esta lá.
- As playlists criadas podem ser compartilhadas entre amigos, e assim a trilha sonora da festa que estão planejando agradará a todos os gostos!
Ou não! - Mais 11 dicas aqui! Algumas são parecidas com as minhas, mas curti a matéria!
~~ Viva a música! Viva o Spotify! Viva a Suécia que coloca suecos no mundo!
//Atualizando:
Saiba como foi seu ano no Spotify:
https://www.spotify-yearinmusic.com/my-year
Nenhum comentário:
Postar um comentário