segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Vou viver de McDonald's?

#NoMercado

Sim e não! 

Quando se chega em país desconhecido a primeira coisa a se fazer é procurar um McDonald's SIM! Porque você não conhece os restaurantes, as comidas locais, a língua e sempre chegamos com fome! Isso é certo, você chegará com fome... não importa onde e nem que horas! E por mais que o McDonald's não tenha aquele seu sanduíche preferido (alguém me manda o Cheddar McMelt por sedex?), você irá encontrar o Big Mac, com certeza absoluta! Então, é uma garantia que você tem!

Mas NÃO, você não pode viver disso e tem que ir ao supermercado comprar alimentos saudáveis, coloridos, para seguir aquela alimentação balanceada que sua mãe te ensinou! Hahahha! Ou pelo menos, tentar comer de um jeito saudável e poder variar nas besteiras.



Mas como sobreviver ao supermercado?

  • Tradutor offline no celular - sim, pense em fazer o download do pacote de idioma do lugar para onde está indo, ajuda muito muito muito! Você normalmente não terá 3G lá e nem pense em contar com o wifi, se tiver é bônus. Porque apesar de você ver a imagem ou o produto em si, algumas coisas podem ser bem difíceis... com  o tradutor nunca compre errado! ;) 
  • Lista de compras - para tentar não esquecer de nada que precisa, principalmente quando você está fazendo a compra da semana/quinzena. E pode até anotar, ao lado, o nome do produto na língua que precisa, pra facilitar na hora de procurar.
  • Defina um prazo - semana ou quinzena - porque desse jeito você se organiza, não perde comida e nem tem que comprar um caminhão de coisas para o mês. Você não tem carro no intercâmbio, no máximo uma bike ou um sistema de transporte público (ônibus, metrôs e trams) bom.
  • Não vá com fome! - porque se não você compra um monte de bobagens e acaba nem vendo o preço das coisas. Aqui entra novamente o lance de se organizar com lista e dia certo.
  • Compre o mais barato - você não conhece muitas das marcas mesmo, qualquer uma vai ser um risco... então arrisque baixo, você pode até gostar e passar a comprar sempre aquela marca que é a mais barata (como você fez toda a vida, sempre poupe na comida para poder sair ou viajar).
  • Peraí, isso tem no Brasil - você conhece muitas marcas, viva o mundo globalizado! E isso nos faz muito feliz e dá aquela sensação de ter o mundo sob controle outra vez.
  • Controle seus gastos - saiba quando você gasta no mês com supermercado e alimentação no geral para que nunca falte essa quantia! E para ter um controle mesmo, é sempre bom! (Depois mostro minha planilha do excel... tenho duas porque fiquei indecisa sobre qual delas era melhor! hahahha)
  • Leve sua sacola - pelo menos aqui na Suécia, o pessoal cobra pela sacolinha de plástico. Se você está comprando o alimento mais barato para dar aqueeeela economizada, não vai querer gastar com a sacola plástica neh? Ande com uma na mochila sempre, seja prevenido!


~~ “A probabilidade de você entrar no supermercado
 para comprar pão e sair só com ele 
é de uma em três bilhões.” 
―Erma Bombeck

Um comentário:

Narda disse...

Muito bem Jéssica. Quando se vai fazer compras tem que sempre ter uma listinha para evitar superfluos,